terça-feira, 3 de março de 2009

Um verdadeiro show de bola!

Semana passada, postei um comentário no blog da querida Isabela Guedes, comentando uma matéria do JB, sobre o rádio esportivo do Rio de Janeiro, nos idos anos 70. Naquele comentário falei sobre a maravilhosa equipe de esportes da rádio Globo, com o comando da dupla Waldyr Amaral e Jorge Curi.
Hoje vou tentar me lembrar da sua principal rival naquela época, a equipe da rádio Tupi do Rio de Janeiro, comandada pelo seu principal narrador, o grande Doalcey Bueno de Camargo, locutor esportivo que fez história e fez escola no rádio carioca. Dodô como é carinhosamente chamado por seus colegas até hoje atua na rádio Tupi, sendo comentarista do programa Luís Ribeiro, tanto durante a semana, como també, aos domingos na pré hora da programação esportiva da Tupi.
Além do Doalcey a equipe da Tupi era realmente muito boa, contava com os narradores, Oswaldo Moreira ( uma "parada de narrador esportivo") que morreu precocemente vítima de um infarto agudo do miocárdio. Oswaldo Moreira, tinha um estilo muito parecido com o do Jorge Curi, seguia a escola do "locutor padrão do rádio brasileiro". Aliás nas próximas postagens, vou falar sobre isso, os grandes locutores que fizeram escola.
Muito bem, Oswaldo Moreira era o segundo locutor da Tupi, José Cabral, "o moço da maricota" e Celso Garcia, o "garoto do placar", completavam esse time fantástico de super narradores da Tupi.
Nos comentários a Tupi contava. primeiro com a categoria de Ruy Porto, depois a Tupi lançou Gerson "o canhotinha de ouro", que quando parou de jogar, foi para o rádio e hoje é um dos melhores comentaristas que temos no meio. O segundo comentarista era Carlos Marcondes.
A reportagem da Tupi, também era muito forte, os três principais repórteres eram Kléber Leite, Washington Rodrigues e Ronaldo Castro, o time ainda era completado por Wilson Lucas, Fantasma e se não me engano, o "garimpeiro" Walter Salles.
Fica aqui esse registro em forma de homenagem, desses grandes astros do rádio esportivo do Brasil.

6 comentários:

  1. Fala Renato, meu nome é Anderson Luiz, e parabenizo você por este blog. Estamos juntos nesta batalha. O meu blog é:
    tecladoebola.blogspot.com

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Renato, Agradeço pela lembrança de um nome tão expressivo do Rádio brasileiro: Oswaldo Moreira...meu amado e dmirado PAI.

    Obrigada e fique com DEUS!

    Odete Moreira

    ResponderExcluir
  3. Rapaz, eu era garoto e gostava muito de ouvir os jogos do Flamengo narrados pelo Oswaldo Moreira. Ele era flamenguista, tenho certeza, e vibrava muito "é gol do Flamengo!!!!". Fiquei muito triste quando ele morreu, acho que foi em 76, 77, depois de um jogo em Manaus, acho.

    ResponderExcluir
  4. Agradeço os comentários em especial o da Odete, minha querida, tenha certeza, seu pai foi um dos maiores locutores de rádio que esse Rio de Janeiro já ouviu!

    ResponderExcluir
  5. Recuperei uma antiga fita cassete que eu tinha em casa, com trechos de narrações de jogos do Flamengo em 1977. Algumas com o Oswaldo Moreira. Pretendo mais tarde digitalizar e disponibilizar na internet.

    ResponderExcluir
  6. Grandes palavras. Hoje os locutores não viajam com os times,
    o que antes eles chamavam de SERVIÇO ESPECIAL hoje é a
    regra. Muitas saudades das grandes equipes de profissionais
    do rádio nas transmissões esportivas. (principalmente nas dêcadas de 70 e 80)!

    ResponderExcluir